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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013



Espada de antenas tipo Alcácer do Sal





Composta por lâmina de dois gumes tem na área central, conjunto de estrias (linhas verticais), centradas entre duas caneluras. O punho composto por espiga, com enchimento metálico na zona central, apresenta secção poligonal. No topo do punho encontram-se as antenas, peça fundamental que deu origem ao nome da arma.
A necrópole do Olival do Senhor dos Mártires, em Alcácer do Sal, representa, no actual território Português o local com maior incidência de espadas e punhais de antenas.

No que concerne ao contexto ibérico, a zona da Meseta e, em particular, às necrópoles de La Osera, apresentam vastíssimo espólio de espadas de antenas com diferentes cronologias, entre os séculos IV e II a.C.

O princípio construtivo de antenas nos punhos das armas é observável em armamento de cronologia mais antiga, tanto nos punhais de Hallstatt, como em espadas da Aquitânia, ambas regiões centro-europeias. Estas antenas terão evoluído para diferentes formas; esféricas, semiesféricas e atrofiadas.


Das particularidades deste tipo de arma, a decoração oferece importante distinção. Presente no punho em alguns casos na guarda, nas antenas e também na bainha, é composta por linhas verticais e horizontais, linhas onduladas, linhas entrelaçadas, duplas espirais e círculos concêntricos. Estas são damasquinadas com fio de prata e, em alguns casos, de cobre.

A existência de espadas e punhais de antenas permite sustentar a presença de senhores da guerra, indivíduos que possuíam importante armamento, podendo corresponder a mercenários, celtiberos ou iberos, que ali se estabeleceram, ou a elites indígenas que dado o seu estatuto social possuíam espadas decoradas, resultante de produção local ou de transacções comerciais de origens distintas.

Os dados apresentados evidenciam fonte comum de origens clássicas e célticas, que, não obstante, podem ter chegado à Meseta, como a Alcácer do Sal, por via de difusão continental ou ibérica, demonstrando que as influências culturais não ficaram confinadas a uma única realidade cultural.









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