terça-feira, 23 de outubro de 2012

Termas Castrejas de Santa Maria de Galegos (Barcelos)





Tipo de Sítio – Balneário Pré-Romano
Cronologia – Idade do Ferro
Localização – Santa Maria de Galegos,Barcelos, Braga.
Acessos – Lugar de Penha Longa
Descrição - A zona do forno, de planta semicircular, foi edificada com falsa cúpula, enquanto a câmara, propriamente dita, apresenta planta rectangular, e foi construída com lajes de assinaláveis dimensões, polidas e trabalhadas nas suas faces internas. Esta divisória possui uma cobertura em forma de mitra. Este complexo é, ainda, composto de uma antecâmara, de planta sub-rectangular, cuja arquitectura é semelhante à da divisão anterior, embora já não sejam visíveis as lajes que corresponderiam à respectiva cobertura. É nesta parte do balneário que se observa a existência de bancos corridos ao longo dos alçados de maior comprimento. 

Uma estela, eventualmente pertencente ao grupo da conhecida "Pedra Formosa", serviria de passagem para a câmara, como parece indicar a presença de uma abertura nas suas faces. 


Esta pedra apresenta motivos decorativos nas partes superior e anterior, que nos remetem para o universo da gramática decorativa castreja. 

Uma outra laje, com um orifício de assinaláveis dimensões, parece estabelecer a ligação com um átrio, do qual se encontraram alguns vestígios. (fonte)http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/69708/














Sem comentários:

Enviar um comentário