quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Castro do Monte Padrão. St. Tirso

Tipo de Sítio – Povoado Fortificado

Cronologia – Bronze Final, Idade do Ferro, Romano, Idade Média 

Localização – St. Tirso. Porto. 

Acessos – a partir de Santo Tirso, pela estrada nº 104 (Santo Tirso – Guimarães), devendo de seguida tomar-se a estrada nº 319, no sentido de Paços de Ferreira. No
percurso encontrar-se-ão placas indicadoras da estação arqueológica.

Descrição - De várias edificações de planta circular, algumas com vestíbulo, este Castro é também composto por três linhas de muralhas.
Neste povoado é bem visível a sobreposição ocupacional ao longo dos séculos, quer a nível do espólio resultante das escavações e observável no centro interpretativo, como também pelas diferentes características das estruturas hoje visíveis. Algumas com particularidades romanas.
      Da ocupação da Idade do Ferro e Romana foram descobertos diversos exemplares de  cerâmica comum, tanto autóctone como de importação romana, ânforas, vidros, tegula, imbrex, contas de colar executadas em pasta vítrea, lucernas e fíbulas, para além de alguns elementos de adorno realizados em bronze, diversos artefactos em ferro, cossoiros, mós manuais, moedas e escórias, estas últimas a atestar a provável actividade metalúrgica no povoado.

Durante a época medieval instalou-se no local um mosteiro ligado ao de Celanova (Orense) e que esteve activo até à Idade Moderna.

Deste período é também visível uma  necrópole de inumação composta por sepulcros sub-rectangulares delineados com lajes graníticas.






Sem comentários:

Enviar um comentário