domingo, 11 de março de 2012

CASTRO DE LANHOSO

Tipo de Sitio - Povoado (Castro)
Localização - Póvoa de Lanhoso, arredores do Castelo
Tipo de Visita - Acesso Livre, Acervo Arqueológico exposto na torre de menagem do Castelo e no Museu Museu Regional D. Diogo de Sousa em Braga.
Acessos - Em Póvoa de Lanhoso seguir a indicação para Castelo
BibliografiaMartins, Manuela – O Povoamento proto-histórico e a romanização da Bacia do Curso Médio do Cávado. Cadernos de Arqueologia. Monografias. 5. Braga: Univ. Minho, 1990, p. 91-92
SILVA, Armando Coelho Ferreira da, A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal, Paços de Ferreira, 1986


Links
http://www.nmpl.avedigital.pt/default.aspx?menu_t=3
http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-castro-de-lanhoso-15090




Descoberto em 1938 no decorrer de obras de acesso ao Santuário da Senhora do Pilar e ao Castelo

É um povoado constituído por diversas construções de planta circular e rectangular, com e sem vestíbulo, tendo algumas destas estruturas habitacionais sido reconstruídas com fins pedagógicos.Existindo ainda alguns vestígios de uma linha de muralhas 
Implantado no sopé do de um imponente afloramento rochoso onde se encontra o Castelo medieval de Lanhoso e o Santuário de Nossa Senhora do Pilar.

Neste povoado foram descobertos artefactos arqueológicos muito interessantes. Conferindo ao local importância significativa. De realçar três torques em ouro, um capacete de bronze e uma escultura de granito representando um indivíduo sentado numa cadeira de braços, já sem cabeça, de braços estendidos e mãos apoiadas sobre os joelhos. 


Visitar este castro o núcleo museológico do castelo de Lanhoso bem como o museu Arqueológico D. Diogo de Sousa, em Braga, permite um reconhecimento de alguns dos testemunhos mais interessantes da Idade do Ferro em Portugal. 


















Sem comentários:

Enviar um comentário