sexta-feira, 30 de março de 2012

Castro de Cossourado








Tipo de Sitio - Povoado (Castro)
Cronologia - Idade do Bronze Final e Idade do Ferro (VIII - II a.C.)
Localização - Freguesia de Cossourado, 
concelho de Paredes de coura e distrito de Viana do 
Castelo.
Tipo de Visita - Acesso Livre
Acessos -  A ligação automóvel pode ser feita pela auto-estrada A3, com saída para Paredes de coura devidamente sinalizada, e/ou pela estrada nacional 303, virando-se, ao quilómetro seis, em direcção à igreja paroquial de cossourado. Depois segue-se por estrada empedrada até meio do monte e, a partir deste ponto, por caminho de terra batida. todo o percurso, desde a estrada Nacional até ao povoado, está sinalizado.
Bibliografia - SILVA, Maria de Fátima Matos da, SILVA, Carlos Alberto Machado Gouveia da, Projecto de valorização e divulgação do povoado fortificado de Cossourado (Paredes de Coura), www.gestioncultural.org.




Povoado com um núcleo habitacional constituído por diferentes tipo de estruturas, alguma de grandes dimensões e com planta circular e alongada. 
Construções sem qualquer tipo de argamassa e compostas por pedra granítica, uma das estruturas apresenta um banco de pedra ao longo da face, podendo este ter desempenhado a função de local de reuniões e de tomada de decisões para a comunindade.
Existem duas linhas de  muralhas e uma única entrada para o interior do povoado.  



Este povoado tem sofrido importantes intervenções de requalificação, permitindo hoje ao visitante ter uma percepção de algumas das estruturas habitacionais da Idade do Ferro, não foram descobertos até ao momento achados arqueológicos com datação posterior ao século II a.C. demonstrando assim um provável abandono do mesmo.... 


É sem dúvida uma visita obrigatória...    





Sem comentários:

Enviar um comentário