quinta-feira, 5 de abril de 2012

Castro de Cola

Tipo de Sitio - Povoado (Castro)
Cronologia - Idade do Bronze Final até Idade Média
Localização - Ourique, Beja

Tipo de Visita - Acesso Livre
Acessos -   Depois de Ourique seguir direcção Sul na IC1, ao 12 Km existe uma placa que indica o caminho correcto para o Povoado. 


Bibliografia - http://www.igespar.pt/en/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70166/

Povoado composto por muralhas em forma de polígono irregular alongado com 125 m. de comprimento por 60m de largura máxima, com 2,4 m. de espessura média, atingindo nalguns pontos entre 5 e 6 m altura.
As muralhas são formadas por 2 paredes paralelas, com entulho e pedras a meio

Espólio
Machados de pedra polida, fragmentos de vasilhas da I. do Ferro, cerâmica campaniense, contas de vidro, conta de ouro, agulha em osso, braceletes em bronze, mós, percutores, esferóides; objectos históricos: cerâmica romano-visigótica, árabe e portuguesa medieval, objectos em metal (fusos, cossoiros, fivelas, chaves, argolas, etc.), objectos em pedra (mós, esferóides de arremesso, percutores), pedras lavradas romanas e visigóticas, lápides árabes, moedas, lucernas.

 Existe também referência para uma espada de antenas. Facto que não foi possível confirmar. Podendo este achado estar hoje inserido numa outra procedência. 

Castro da Cola constituiu um importante complexo comunitário, para diferentes épocas, sendo que para a Idade do Ferro, alguns dos seus achados demonstram os diferentes conjuntos de influências "orientalizantes" e "continentais" a que a região do baixo Alentejo esteve sujeito.

A pouco mais de duas horas de Lisboa, é mais uma visita obrigatória. Para além deste povoado existem na proximidades outros sítios arqueológicos visitáveis.

Um povoado que detêm hoje de uma mística muito interessante, dado o seu estado de preservação, bem como da envolvente natural que o rodeia. 







É fácil visitar o local e imaginar por breves instantes como teriam vivido as populações que por ali passaram... 








Sem comentários:

Enviar um comentário