sábado, 19 de maio de 2012

Berrões ou Verracos 


Esculturas esculpidas geralmente em granito, representado figuras zoomorficas, representa na sua grande maioria porcos domésticos ou javalis. Estima-se que a época em que estas estátuas foram esculpidas foi entre a metade do século IV a.C. e o século I a.C. (II Idade do Ferro)
Das cerca de 400 esculturas conhecidas, as figuras mais frequentes são as de porcos machos. O vocábulo berrão foi inspirado no termo usado para designar os porcos não castrados.
Em Portugal a escultura mais famosa é a de Porca da Murça, escultura que deu inclusive origem ao nome da povoação, bem como a uma lenda local...




"Segunda a lenda, era no século VIII esta povoação e o seu termo assolados por grande quantidade de ursos e javalis. Os senhores da Vila, secundados pelo povo, tantas montarias fizeram que extinguiram tão daninha fera, ou escorraçaram para muito longe. Mas, entre esta multidão de quadrúpedes, havia uma porca (outros dizem ursa) que se tinha tornado o terror dos povos pela sua monstruosa corpulência, pela sua ferocidade, e por ser tão matreira que nunca poderia ter sido morta pelos caçadores. Em 775, o Senhor de Murça, cavaleiro de grande força e não de menor coragem, decidiu matar a porca, e tais manhas empregou que o conseguiu; libertando a terra de tão incomodo hóspede. Em memória desta façanha se construiu tal monumento, alcunhado "a Porca de Murça", e os habitantes da terra se comprometeram por si e seus .sucessores, a darem ao Senhor, em reconhecimento de tão grande benefício, para ele e seus Herdeiros, até no fim do inundo, cada fogo três arráteis de cera anualmente, sendo pago este foro mesmo junto à porca. (Leal, Pinho, 1875)"



Berrão de Vilas Boas, Vila-Flôr. 




Castelo Mendo, Guarda

A quantidade de Berrões, existente no nordeste de Portugal, pelo menos 49, testemunham uma manifestação de apreço perante estes animais. 
Recentes estudos arqueológicos têm cada vez mais confirmado sociedades da II Idade do Ferro, muito ligadas à esfera simbólico e religioso. O culto e sacrifico de determinados animais, é testemunhados por registos arqueológicos, epigráficos e documentais.


Na Meseta Espanhola, existem centenas de esculturas com as mesmas características. Estando estas normalmente associadas aos Vetões (Povo Pré-Romano, com origens e influências continentais e Celtibéricas).
Na cidade de Ávila, é possível visitar um museu com um vasto conjunto destas esculturas. 













Sem comentários:

Enviar um comentário